10 dicas para você escolher o melhor bairro para morar

10 dicas para você escolher o melhor bairro para morar

Aluguel | Divinópolis | 21/11/2018 | Tempo de leitura: 5 minutos

Antes de se mudar para a casa nova é fundamental conhecer o local onde você vai morar. Por isso, se você está procurando um lugar para viver, sozinho ou com toda a sua família, leve em consideração, ao negociar o valor do aluguel, qual o melhor bairro para morar que irá atender às suas reais necessidades.

A localização do imóvel é um dos principais fatores que determinam a escolha ou não daquele lugar para morar, já que o bairro escolhido deverá trazer as melhores experiências em qualidade de vida.  Ao procurar um imóvel para alugar, defina quais aspectos são importantes para a que a escolha seja acertada e traga total satisfação.

Para lhe ajudar a como escolher o bairro para você morar, preparamos 10 dicas valiosas sobre o assunto:

 

1. Entenda o motivo para se procurar um novo lugar para morar

 

Você passa a maior parte do tempo estudando ou trabalhando? Fica mais tempo dentro ou fora de casa? Você quer morar sozinho ou aceita dividir a casa com outras pessoas?

Conhecer as suas reais necessidades nesse momento é fundamental para que você faça a melhor escolha ao alugar um imóvel.

 

2. Tenha uma noção real sobre os seus deslocamentos mais frequentes

 

Gastos com transporte, seja por conta própria ou fazendo o uso de serviços públicos representam uma despesa considerável no orçamento.

Por isso, entender quais são os seus deslocamentos mais frequentes irá lhe ajudar a traçar o melhor caminho de onde você mora até o seu local de trabalho ou de estudo.

 

3. Prefira bairros que facilitem o seu deslocamento diário

 

Lembre-se que, diariamente, você irá se deslocar até o trabalho ou a faculdade. Essa rotina irá determinar a sua qualidade de vida e deverá lhe trazer conforto e satisfação quando do deslocamento. Faça um teste de quanto tempo você irá gastar nessa viagem e já considere imprevistos como trânsito mais lento em “horários de pico”.

Tente imaginar rotas alternativas em situações excepcionais e trajetos que permitam a você não se atrasar para os seus compromissos diários.

 

4. Valorize bairros com comércio local ou centros comerciais

 

A proximidade com o comércio local evitará deslocamentos mais demorados, trazendo economia de tempo e dinheiro.  Assim, se você mora perto do supermercado, poderá ir a pé fazer as suas compras, economizando com gasolina ou transporte público.

A mesma regra vale também para bancos, farmácias, prestadores de serviço (salões de beleza, chaveiros, etc.), lojas variadas e também para opções de lazer (academias, clubes, etc.).

Ter toda essa infra-estrutura urbana bem próxima é tão importante que os urbanistas consideram que quanto mais os bairros possuírem essas conveniências, melhor será o grau de satisfação com a localidade.

 

5. Analise a infra-estrutura urbana existente no local

 

Além de possuir um amplo comércio local, o bairro escolhido deverá contar com boa infra-estrutura urbana.

Vias pavimentadas, calçadas próximas às residências, áreas arborizadas, fornecimento regular de água e energia elétrica são alguns aspectos que trazem uma melhor qualidade de vida e uma experiência única para quem mora neste ou naquele bairro.

Valorize localidades que contam com ampla área verde (existência de parques ou jardins, árvores plantadas nas calçadas, etc.), pois ali a qualidade do ar é bem melhor.

 

6. Busque informações sobre a vizinhança

 

Conhecer os vizinhos que estarão próximos de você é fundamental. Do mesmo jeito que uma boa vizinhança pode transformar o seu bairro em um ótimo local para se viver, ter vizinhos de difícil convivência pode ser tornar um transtorno insuportável.

Assim, é de extrema importância fazer uma sondagem de quem serão os seus vizinhos, sejam eles próximos à sua casa (fundos e laterais) ou apartamento (moradores dos andares de cima e de baixo).

Identifique ainda quais as atividades empresariais são desenvolvidas na região e se elas causam muito desconforto à coletividade (barulho ou poluição, por exemplo).

 

7. Converse com moradores locais

 

Nada melhor do que uma boa conversa para se obter uma maior quantidade possível de informações sobre o local escolhido para morar.

Caminhe pelas ruas do bairro, de preferência, em horários distintos (manhã e noite, por exemplo), obtendo suas percepções sobre o que irá lhe trazer satisfação, conforto e segurança no imóvel alugado.

Nada melhor do que “sentir” a realidade e se imaginar como parte daquele espaço urbano;

 

8. Observe o estado de conservação das construções próximas

 

Tão importante quanto a estrutura em si do imóvel escolhido, é preciso considerar ainda o estado de conservação dos imóveis próximos a sua futura moradia.

Imóveis mal conservados, além de pouco valorizados, evidenciam a qualidade de vida na localidade e mostram a realidade dos moradores que ali vivem;

 

9. Esteja atento à segurança na localidade

 

A segurança é uma das mais preocupações das pessoas. Seja dentro de casa ou no deslocamento diário até o trabalho ou faculdade, é preciso sentir-se seguro, não é mesmo!

Faça uma pesquisa sobre quais os bairros mais seguros para se viver e prefira as localidades mais iluminadas e que, na medida do possível, possam contar com sistemas mais eficazes de segurança pública (policiamento mais ostensivo, monitoramento por câmeras do tipo “olho vivo”, etc.)

 

10. Fique de olho no orçamento

 

Tenha um controle rígido do seu orçamento e saiba quanto você poderá gastar com o pagamento do aluguel. Ao pesquisar sobre imóveis para locação, pesquise sobre o valor do metro quadrado na região e busque pelas melhores opções no mercado.

Se você escolheu determinado imóvel, mas o preço do aluguel ainda não cabe no seu bolso, negocie o valor e faça uma contraproposta. Faça tudo o que for possível para não perder o negócio!

Escolher qual o melhor bairro para morar não é uma das tarefas mais complicadas! Primeiramente, você deve conhecer bem o seu estilo de vida.

Você valoriza lugares mais tranquilos ou quer estar mais próximo de lugares agitados e movimentados?

Estabeleça um plano do que você espera deste lugar: morando ali, vou estar completamente satisfeito pela escolha que fiz?

Por isso, visitar o local desejado em horários e dias diferentes da semana para obter o máximo possível de informações sobre o bairro, quando tiver oportunidade é nossa dica de ouro.

Converse, também, com quem mora ou trabalha no local, pois, certamente, essas pessoas terão suas próprias experiências sobre a localidade, evidenciando se aquele é ou não é um bom espaço para se viver, sozinho ou com toda a sua família.

Tenha uma decisão acertada, pois a escolha de um lugar para morar deverá lhe trazer boas experiências e uma excelente qualidade de vida!

Venha para a Cidade Imóveis e conheça nossas opções em locação de imóveis nos melhores bairros de Divinópolis!

Cidade Imóveis

A Locadora e Imobiliária CIDADE IMÓVEIS atua no mercado imobiliário de nossa cidade desde 2002, e vem mantendo uma prática empresarial pautada na ética e no profissionalismo, resultando daí, numa relação de confiança e credibilidade com seus clientes, fornecedores e colaboradores. Considerando seu pouco tempo de fundação, já possui sede própria com modernas instalações em excelente localização, e o que é mais importante, conta com uma equipe qualificada, destacando-se pelo atendimento personalizado a seus clientes, referência de sucesso e modelo de organização em seu segmento.

Comentários: