casa ou apartamento

Casa ou apartamento: como escolher o imóvel certo para morar

Aluguel | 04/09/2018 | Tempo de leitura: 5 minutos

Escolher qual o melhor imóvel para se morar não é tarefa fácil! O mercado imobiliário está repleto de opções para quem busca o seu primeiro imóvel para alugar. Seja casa ou apartamento, há opções para todos os gostos e bolsos.

Imóveis para quem quer morar sozinho, outros, mais espaçosos para toda a família, alguns localizados próximos à área central e também tem aqueles mais distantes do centro da cidade.

Antes de sair à procura do seu primeiro imóvel para alugar, você deve fazer uma análise sobre qual tipo de moradia irá, realmente, atender às suas reais necessidades. Se você prefere morar sozinho ou irá se casar em breve, mas não pensa em ter filhos por enquanto, a melhor opção será um apartamento.

Agora, se toda a família irá morar debaixo de um mesmo teto e compartilhar de todos os espaços comuns, uma casa será a melhor escolha!

Assim, antes de assinar o contrato de aluguel, você deverá levar em consideração uma série de fatores para que a sua escolha não lhe traga insatisfação ou futuros aborrecimentos. Pense também na questão financeira e já tenha em mente sobre o quanto quer gastar com a locação de um imóvel.

Faça uma escolha consciente para que o imóvel, seja casa ou apartamento, proporcione a você satisfação, comodidade e segurança.

Casa ou apartamento: qual o seu perfil?

A escolha do melhor imóvel para se viver está diretamente ligada à questão da qualidade de vida. No caso de um contrato de locação, ainda é importante considerar o quanto você irá gastar com o pagamento mensal do aluguel.

O desafio aqui seria encontrar o imóvel certo que atenderia os seus desejos e as necessidades relacionadas à uma melhor qualidade de vida por um custo que caberia no orçamento, certo?

A opção de morar em uma casa ou em um apartamento reflete o estilo de vida do morador. Por isso, antes de mais nada, tenha em mente fatores como privacidade, conforto, lazer, segurança e espaço.

Ao considerar as características de um imóvel, qual desses aspectos você considera o mais importante? Seria possível abrir mão de alguma dessas particularidades em favor de outra?

Para ser feliz na escolha é fundamental conhecer as características de cada tipo de moradia e, dessa forma, optar por aquela que esteja mais próxima do seu estilo de vida. Mas, mais do que considerar apenas as necessidades momentâneas, também é importante pensar em situações futuras.

E, para você que ainda está em dúvida sobre o que escolher, mostraremos algumas vantagens e desvantagens de morar em uma casa ou em um apartamento.

Perfil Casa: mais espaço, mais privacidade, porém mais vulnerabilidade

Se você está certo de que quer uma casa para morar, saiba que essa é a moradia preferida dos brasileiros. Segundo dados do Censo 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre 143 milhões de moradias existentes no país, 87% eram do tipo “casa”.

E, realmente, a casa tem algumas características que a coloca em um lugar de destaque no mercado imobiliário, tais como maior espaço e mais privacidade.

Via de regra, uma casa tem mais espaço do que um apartamento. Se você tem crianças em casa ou animais de estimação, o aluguel de uma casa pode ser uma boa opção, pois há muito espaço, tanto interno, quanto externo, para os pequenos brincarem e também para os pets se divertirem.

Uma casa também é ideal para quem gosta de cultivar plantas e também para aqueles que valorizam espaços do tipo “gourmet” e garagens mais espaçosas.

A privacidade também é um ponto forte, principalmente para aqueles que preferem ter os vizinhos mais distantes. Diferente de um apartamento, onde é preciso conviver com regras impostas à coletividade, em uma casa, são os próprios moradores que estabelecem o que melhor lhes convém em termos de convivência e interesse comum.

Em uma casa, também não existe a cobrança da “taxa de condomínio”, valor que pode pesar no orçamento familiar.

Mas, se você optou por morar em uma casa, saiba que esse tipo de habitação está mais vulnerável à ação de ladrões. Segundo as estatísticas, furtos e roubos ocorrem com mais freqüência em casas do que em apartamentos.

Outro ponto que deve ser analisado está relacionado à manutenção do imóvel. Geralmente, gasta-se mais com consertos e reparos de uma casa do que com um apartamento. 

Perfil Apartamento: mais segurança, mais convivência, porém mais regras 

Agora, se a escolha é um apartamento, saiba que esse tipo de imóvel conta com uma série de vantagens. Pessoas que moram sozinhas ou aquelas que passam a maior parte do tempo fora de casa encontram nesse tipo de moradia a melhor opção em aluguel.

Apartamentos são considerados mais seguros pelo fato de que a proximidade com os vizinhos (que podem estar à apenas uma porta de distância!) possibilita o surgimento de uma “rede de vigilância”, onde todos praticam a cooperação mútua. 

Assim, uns cuidam dos outros, sendo que qualquer situação diferente do normal é imediatamente reportada aos moradores.

Em um prédio, é possível cultivar boas amizades, principalmente entre as crianças que poderão passar, quem sabe, até uma tarde inteira na casa do vizinho (que fica logo ali, no próximo andar!). Essa convivência poderá resultar em atitudes positivas para todos, como o rateio do transporte escolar ou a carona para a escola.

Apesar de se pagar o famoso “condomínio”, essa taxa é revertida à favor de benfeitorias comuns a todos os moradores, como, por exemplo, pintura da fachada do prédio ou manutenção de portões ou grades.

Além disso, em muitos casos, os serviços de abastecimento de água e fornecimento de gás estão inclusos na taxa de condomínio. Por isso, é importante considerar quais gastos e serviços já estão incluídos no pagamento desta despesa.

Agora, morar em um apartamento também exige, por parte dos moradores, a aceitação de regras, estabelecidas em nome do bem de toda a coletividade.

Tais normas são definidas por um maior grupo possível de interessados e passarão a nortear posturas e atitudes dentro do espaço compartilhado por todos.

Ainda está com dúvidas sobre qual opção escolher?

Se você ainda está com dúvida, listamos algumas dicas sobre o que é importante levar em consideração quando da escolha de uma casa ou apartamento para alugar:

  1. Pesquise, pesquise e pesquise: faça buscas na internet sobre o que há no mercado, despertando o interesse por este ou aquele imóvel. Talvez, em um primeiro momento, você não irá encontrar o imóvel que tanto procura. Todavia, essa busca irá lhe abrir um mundo de oportunidades;
  2. Defina onde quer morar: tenha em mente de que você irá se deslocar, diariamente, de sua casa para o trabalho e vice-versa. Despesas com deslocamento (transporte público, combustível, etc) representam um gasto significativo no orçamento e não podem ser ignoradas;
  3. Conheça o imóvel: visite vários tipos de imóveis, menores ou mais espaçosos, para que você tenha uma noção exata de qual espaço precisa. Conhecer, in-loco, quais os tipos de imóveis disponíveis para locação irá lhe proporcionar uma visão mais realista sobre suas reais necessidades;
  4. Considere mais de uma opção de aluguel: se optou por uma casa, escolha duas ou mais opções desse tipo de imóvel. Faça um paralelo entre uma e outra moradia, enumerando as vantagens e desvantagens de cada uma delas (localização, valor do aluguel, quantidade de cômodos, existência ou não de área externa, etc.)

Por fim, não deixe de conversar com um especialista em mercado imobiliário. É importante que você tenha ao seu lado um profissional de confiança e capaz de lhe auxiliar na escolha da melhor opção em aluguel de um imóvel.

Já sabe qual o imóvel ideal para você morar? Continue acompanhando as novidades sobre o mercado imobiliário no nosso blog.

Cidade Imóveis

A Locadora e Imobiliária CIDADE IMÓVEIS atua no mercado imobiliário de nossa cidade desde 2002, e vem mantendo uma prática empresarial pautada na ética e no profissionalismo, resultando daí, numa relação de confiança e credibilidade com seus clientes, fornecedores e colaboradores. Considerando seu pouco tempo de fundação, já possui sede própria com modernas instalações em excelente localização, e o que é mais importante, conta com uma equipe qualificada, destacando-se pelo atendimento personalizado a seus clientes, referência de sucesso e modelo de organização em seu segmento.

Comentários: